O Instituto de Ensino Jequitibá nasceu de um sonho...
Um sonho de educar, de formar, de construir... Mas não era só isto, pois estes também são desejos de tantas outras escolas que desenvolvem um trabalho sério no campo da educação.

O Jequitibá era diferente.

Na verdade ele ainda não sabia, mas sua essência de ser único já se fazia presente no próprio nome escolhido: JEQUITIBÁ.

E, por quê, Jequitibá?

Um texto do renomado educador e escritor, Rubem Alves, influenciou diretamente esse sonho ímpar que hoje podemos contemplar. No referido texto, há uma analogia entre educadores e professores, jequitibás e eucaliptos.

Para ele, professor é profissão, não é algo que se define por dentro, por amor. Educador, ao contrário, não é profissão; é vocação. E toda vocação nasce de um grande amor, de uma grande esperança. (2002:16)

Jequitibás e eucaliptos são árvores, são madeiras. Mas uma sutil característica os torna extremamente diferentes. Os eucaliptos crescem depressa e, se plantados enfileirados ficam até bonitos (para alguns gostos); em permanente posição de sentido, preparados para o corte e para o lucro. Os jequitibás são árvores seculares que ninguém viu nascer nem plantou, por isso escondem mistérios, sombras impenetradas, lugares desconhecidos...

Alves considera o professor como eucalipto: de fácil substituição e preparado para fins institucionais. O educador é, por sua vez, um jequitibá: único, portador de uma história e uma identidade própria; movido pelo amor à educação permite-se sonhar e empenhar-se na construção de um mundo melhor.

Aqui no Colégio Jequitibá as pessoas também são únicas, são especiais. Cada um tem uma história que é importante para todos e, portanto, não pode ser ignorada ou desprezada.

O que cada "Jequitibá" traz consigo quando aqui ingressa passa a fazer parte da "nossa" história: sentimentos, experiências, conhecimentos... E é assim que, dia após dia, convivemos numa relação em que a qualidade faz a diferença, pois o que é bom é multiplicado com o grupo e o que não é bom merece igual atenção para que possa ser modificado.

Entre nós não há professores simplesmente, mas educadores. Os profissionais do Jequitibá vão além da competência e formação profissional. Eles têm a consciência da responsabilidade que é lidar com pessoas, especialmente crianças.

E é por isso que esse importante grupo formado por pais, alunos, educadores e profissionais administrativos possuem uma relação cada vez mais estreita e forte, tornando o Jequitibá uma escola com ensino de qualidade e atuação única, fazendo jus ao nome que lhe foi dado.

Eventos em Destaque
  • Não existem eventos este mês.
Datas Comemorativas
  • Dia do Aviador - 23/10

  • Dia da Aviação Brasileira - 23/10

  • Dia do primeiro voo em avião por Alberto Santos Dumont, em Paris (1906) - 23/10
Notícias Educacionais

Copyright © 1999-2014. Portal Educacional. Todos os Direitos Reservados.
Termos de uso | Quem somos